27 de setembro de 2017

faça-você-mesmo: como reformar um móvel de madeira em 5 passos!

faça-você-mesmo: como reformar um móvel de madeira em 5 passos! | espanta-papão

Assim que me mudei para a minha atual casa, comprei uma mesa lateral de MDF vermelha. Na época, móveis coloridos eram os meus favoritos e o preço estava irresistível, tanto que trouxe para casa num piscar de olhos.

Ela ficou muito bem aqui por um tempo, só que agora sua cor deixou de ser a minha favorita e uma certa luminária do Himalaia destruiu seu topo (você sabia que ela deve ser mantida acesa o tempo todo? caso contrário, ela solta água com sal - olha só como ela ficou :/)...

E como venho mudando algumas coisas aqui em casa e tinha muuuuuito tempo desde que tinha pintado algum móvel, resolvi dar uma cara nova para a mesinha. Eeee, como a primavera acabou de chegar, nada melhor do que usar a estação inspirar na decor! :) afinal, #TEAMOEHPRIMAVERA :P

faça-você-mesmo: como reformar um móvel de madeira em 5 passos! | espanta-papão
você vai precisar de:
✳︎ móvel para ser reformado
✳︎ lixa para madeira de 80, 120 e 220
✳︎ tinta para artesanato (eu usei essa aqui)
✳︎ rolo de tinta e pincel para detalhes
✳︎ bandeja para tinta
✳︎ pano macio
faça-você-mesmo: como reformar um móvel de madeira em 5 passos! | espanta-papão
passo-a-passo
0. Passo zero e, porém, o mais importante: proteja o lugar no qual você vai trabalhar. É chatinho, principalmente considerando a ansiedade de ter um móvel novo. Mas é essencial e o seu Eu do Futuro vai agradecer muito. Gosto de usar esses plásticos pretos que vendem em qualquer loja de material de construção porque acho que acabam protegendo melhor que o jornal (que ficam sambando de um lado pro outro).

1. Como expliquei, a mesinha estava com uns pedaços de sal grosso presos no seu topo e a única maneira de removê-los era lixando. E esse é um passo fundamental para pintar qualquer móvel: lixar.

Funciona assim: você deve começar com a lixa de número menor (a mais áspera) para tirar o grosso do móvel (tipo verniz, camadas grossas de tintas, partes descascando ou, no meu caso, restos de sal). Depois, vá diminuindo a numeração da lixa, o que vai ajudar a deixar a superfície do móvel mais "macia". Pare quando achar que o toque está liso e passe um pano seco para tirar o excesso de poeira e, em seguida, passe ele úmido. Espere secar bem.

PS: Você não precisa lixar até tirar a tinta toda, eu mesma só lixei até todas as pedrinhas saírem e parei quando senti que a superfície da mesa estava "contínua" (isto é, as partes onde a tinta descascava, não estavam em "alto relevo", se sobrepondo às partes de madeira pura)

faça-você-mesmo: como reformar um móvel de madeira em 5 passos! | espanta-papão
2. Agora sim começa a diversão! Despeje um pouco da tinta na bandeja e mergulhe o pincel/rolo nela, sem encharcar muito. Aqui eu não preciso dar muita explicação, é só pintar, a tarefa mais relaxante que existe! A ideia não é conseguir uma cobertura 100% na primeira demão, então não se preocupe em tapar todos os cantinhos porque, se não, pode acabar criando uma camada muito grossa de tinta (que pode descascar futuramente!).

Espere secar bem. E esperar pode ser a segunda coisa mais chatinha nesse tutorial, mas é pelo nosso bem e pelo bem de um bom acabamento!

3. Quando estiver bem seco (esperei 2 horas - mas isso varia de marca para marca de tinta), repita o passo 2. Agora a cobertura ficou bem mais legal, né? Geralmente a cor já fica perfeita na segunda demão, mas, se ainda não for o caso, espere de novo e dê uma terceira.

faça-você-mesmo: como reformar um móvel de madeira em 5 passos! | espanta-papão
4. Se você quiser o seu móvel assim, simples, com uma só cor, pode parar por aqui. mas eu queria dar uma bossa para a minha mesinha e, como eu disse, celebrar a primavera! Por isso, desenhei várias margaridas no móvel todo, usando um pincel bem fininho. Eu amei o resultado, estou apegada!

5. Por fim, depois de tanto trabalho, queremos garantir que a nossa peça dure muuuuuito tempo, né?! Por isso, precisamos proteger a peça. Esse vídeo me ajudou a aprender todos os truques e dicas para envernizar direitinho a minha mesa, indico para quem - como eu - não sabe muito bem como finalizar a peça!

faça-você-mesmo: como reformar um móvel de madeira em 5 passos! | espanta-papão
mesinha com os nossos pôsteres e o relógio da cerâmica da Obra Ateliê

não sei vocês, mas estou in love com essa mesa!

faça-você-mesmo: como reformar um móvel de madeira em 5 passos! | espanta-papão


ALMOFADAS MANI | espanta-papãoCESTO DE POM POM | espanta-papãoPÔSTERES IRADOS | espanta-papão

Nenhum comentário:

Postar um comentário